Imprimir

Notícias / Educação

Mais de 300 mil estudantes alagoanos participam da OBMEP

TV Gazeta

Mais de 371 mil estudantes de escolas públicas de Alagoas tentam uma premiação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As provas da primeira etapa ocorreram na terça-feira (5) durante o horário das aulas, nos períodos diurno e noturno. O número de escolas participantes da competição subiu em relação ao ano passado.

Um dos principais objetivos da OBMEP é desmistificar a ideia de que matemática é uma matéria difícil, e que lidar com números é algo complicado. Para o estudante Haniel Soares Lemos, eles nunca foram um problema. Esta é a terceira vez que ele participa da olimpíada. Nas edições anteriores ele já ganhou duas medalhas de bronze, e este ano está participando para testar seus conhecimentos.

“Eu quero me testar, ver se sou inteligente de verdade. Eu venho estudando mais do que nos anos anteriores, e minha mãe tem me ajudado bastante com as questões”, conta Haniel.


Em 2013 são 744 escolas que participaram da olimpíada. No ano passado haviam sido 703, um aumento de 41 unidades de ensino. Para a diretora adjunta de uma escola do Cepa, Julianne Amorim, este aumento é resultado de uma maior divulgação do evento em sala de aula.

“Os professores ficaram responsáveis pela divulgação em sala. Além disso, houve um incentivo maior para que os alunos pudessem participar da olimpíada, que estão estudando mais. Como resultado disso, pudemos constatar uma melhora nas notas”, explica Julianne.

O resultado desta primeira fase será divulgado no próximo dia 14 de agosto. A realização das provas da segunda fase será no dia 14 de setembro, e a divulgação dos aprovados será feita através do site da OBMEP, no dia 29 de novembro.
Imprimir