Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

112 papagaios são devolvidos à natureza em áreas localizadas em MT

Da Redação - Max Aguiar

A Semana do Meio Ambiente iniciou com mais 112 aves voando livremente em Mato Grosso. Um lote de 60 papagaios vindos do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) do Parque Estadual do Tietê, SP, e outro lote de 52 papagaios que estavam no CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do Ibama do Rio Grande do Norte foram devolvidos a natureza, em áreas localizadas nos municípios de Poconé, Reserva do Cabaçal e Tangará da Serra.

Mulher é detida por criar papagaios dentro de casa sem registro do Ibama
Polícia apreende papagaios com indícios de maus-tratos


De acordo com o Ibama-MT, todos os papagaios fizeram exames clínicos antes de serem liberadas n para comprovar a sanidade e identificação de sexo. Cada ave recebeu uma anilha como marcação individual e uma pintura vermelha, temporária, para diferenciar o macho da fêmea durante o período de monitoramento.

As aves que vieram de Natal (RN), foram apreendidas nos últimos anos em ações do Ibama, da Polícia Militar Ambiental e da Polícia Rodoviária Federal. O lote era composto por dois papagaios-campeiros e de 50 papagaios-verdadeiros. Destes últimos, levados 34 para a soltura em Tangará da Serra, na Fazenda São Marcelo, onde se localiza a Reserva Particular do Patrimônio Natural Vale do Sepotuba , RPPN mais antiga de Mato Grosso.

O lote de papagaios que vieram do CRAS/ Parque Estadual do Tietê (SP), composto de 56 papagaios-verdadeiros e quatro papagaios-do-mangue, fazem parte de um grupo de mais de 300 filhotes apreendidos na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul há cerca de dois anos. Eles foram entregues ao CRAS/PET para reabilitação e dos 290 sobreviventes 140 foram destinados a soltura em Mato Grosso. A metade desta última remessa foi levada para uma área de soltura na Fazenda Saber, no município de Reserva do Cabaçal, que possui uma grande área de cerrado intocado às margens do rio Jubinha.

A outra metade, juntamente com os 16 que vieram do Rio Grande do Norte e mais dois papagaios-galegos (Alipiopsitta xanthops) que eram mantidos em recinto de reabilitação na Supes/Ibama-MT (Cuiabá), foram levados para uma área de soltura na Pousada Araras, localizada próximo da Transpantaneira, no município de Poconé.
Após um descanso em recintos pré-soltura, todas as aves estavam em boas condições físicas, segundo o analista ambiental e médico veterinário César Soares, responsável pelo Núcleo de Fauna do Ibama/MT, que monitorou a soltura dos psitacídeos.
Imprimir