Imprimir

Notícias / Brasil

Produtor rural morre em GO durante reportagem sobre leilão de terras

G1

O produtor rural Edson Bessa, de 61 anos, morreu nesta quinta-feira (13), depois de passar mal durante uma reportagem da TV Anhanguera na Câmara Municipal da cidade de Jesúpolis, na região central de Goiás. Ele desmaiou momentos antes de dar a entrevista. Edson e outros pequenos agricultores lutavam na Justiça para evitar o leilão das terras onde moram, na região da cidade de São Francisco de Goiás.

Ele foi levado para um posto de saúde próximo do local e recebeu os primeiros atendimentos em uma ambulância. O produtor seria transferido para o Hospital de São Francisco de Goiás, mas não resistiu e morreu. A causa da morte não foi informada, mas, segundo a família, Edson já tinha sofrido um ataque cardíaco no mês passado.

A história do grupo do qual Edson fazia parte começou na década de 1980, quando aproximadamente 120 famílias hipotecaram suas propriedades rurais para criar uma cooperativa alcooleira. No fim do ano de 1990, a usina de álcool deles faliu por conta das dívidas. Em janeiro desse ano, o banco ganhou uma ação na Justiça contra o grupo e o direito de realizar o leilão das propriedades.

O leilão que Edson e os colegas queriam evitar ficou marcado para o dia 30 de julho. O também produtor Manoel Bonfim explica que o amigo encabeçava as reivindicações e questiona: “Como vai ficar agora pra frente?”.

Primo da vítima, José Bernardo Leite conta que Edson era querido por toda a cidade. “Ele era uma pessoa tradicional. Estava muito empolgado com tudo isso. Corria atrás convocando todo mundo para reunir para uma manifestação”, explica.
Imprimir