Imprimir

Notícias / Turismo

Guaraqueçaba oferece roteiro de ecoturismo de base comunitária a uma das regiões mais bonitas e conservadas do Brasil

SPVS

Para permitir que visitantes tenham a experiência do contato com esta localidade, a Cooperguará (Cooperativa de Ecoturismo de Guaraqueçaba), com o apoio técnico da SPVS, está oferecendo um pacote ‘ecoturístico’ inédito para a região.

Entre os dias 28 e 30 de junho, os interessados terão a oportunidade de conhecer a diversidade de espécies vegetais e animais e os redutos de comunidades tradicionais, formadas principalmente por pescadores, artesãos e pequenos agricultores. Alguns deles trabalham em projetos que buscam conciliar a conservação da natureza com alternativas de geração de renda e emprego locais.

A viagem será acompanhada por pesquisadores da SPVS e moradores da APA de Guaraqueçaba, que participam de projetos de atividades econômicas desenvolvidas no local.

O passeio vai compreender visitas a atrações turísticas, explicações técnico-científicas sobre as condições atuais das áreas conhecidas e sobre os projetos desenvolvidos na região, além de discussões sobre a importância de se manter a conservação em estratégias de desenvolvimento local.

Roteiro

Na região de Guaraqueçaba ficam localizadas reservas naturais (Morro da Mina, Serra do Itaqui, Rio Cachoeira e Salto Morato) e o Parque Nacional de Superagui. O local é um importante sítio de ocorrência do papagaio-de-cara-roxa, espécie ameaçada de extinção. No fim de tarde, é possível observar a revoada que milhares de aves fazem junto do pôr-do-sol. A maioria voa em casais, mas filhotes também integram a revoada.

Cooperados

Durante a viagem, os participantes também vão conhecer o trabalho desenvolvido pelos cooperados da Cooperguará. São donos de restaurantes, pousadas, artesãos e produtores rurais, responsáveis por oferecer produtos e experiências típicas da região, como cuscuz, tapioca, doce de banana, tortas, café, pão caseiro e pé de moleque. Nos restaurantes, delícias regionais – como o peixe na folha de bananeira – também podem ser apreciadas.

Para solicitar a ficha cadastral e informar-se sobre o investimento, basta enviar um email para sueli@visiteguaraquecaba.com.br e inscrever-se até o dia 21 de junho. As vagas são limitadas.
Imprimir