Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Procura por vacina contra paralisia é pequena, diz secretaria

G1

A procura pela vacina contra a poliomielite (paralisia infantil) ainda é pequena em Salvador. Segundo as informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 150 postos estão abertos neste sábado (15), onde são disponibilizadas as vacinas gratuitas para crianças entre seis meses até menores de cinco anos. A imunização pode ser feita até as 16h neste sábado e das 9h às 16 no domingo (16).

De acordo com as informações, a campanha que começou no dia 8 de junho imunizou apenas 66 mil das 157 mil crianças esperadas pela secretaria. As famosas "gotinhas" previnem a doença e não causam dor nas crianças.

Todos os postos de saúde, além de locais como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações, igrejas, terminais rodoviários, estações de transbordo, a Biblioteca Central e o Elevador Lacerda vão funcionar como local de vacinação, de acordo com a SMS.

A campanha, que acontece até dia 21 de junho, é realizada em todo o país. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, cerca de 3.600 salas de vacina funcionam em todo o estado para atender a campanha. Em 2012, foram imunizadas 1.035.945 crianças na Bahia.

Doença
A poliomielite é uma doença infecciosa causada por vírus, que causa paralisia dos membros inferiores. O Brasil não registra casos da doença há 24 anos e a vacina é a forma de evitá-la.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 16 locais dos continentes asiático e africano, têm casos da doença, que ocorrem com a transmissão do poliovírus por importação. Até março de 2013, foram registrados 10 casos de poliomielite, sendo cinco no Paquistão, quatro na Nigéria e um no Afeganistão, informou o SMS.

Imprimir