Imprimir

Notícias / Economia

Obama defende trabalho de Bernanke à frente do Fed

Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta terça-feira o trabalho do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, à frente da instituição, ao considerar que fez um "trabalho notável em condições muito difíceis".

Obama deu tais declarações em entrevista coletiva na Casa Branca, a primeira que concede sozinho desde o dia 29 de abril, na qual falou sobre a independência energética e a reforma na saúde, entre outros assuntos.

Ele não comentou se irá indicar Bernanke novamente para o cargo em janeiro, e afirmou que o Fed poderia ter feito um trabalho melhor em antecipar-se ao risco sistêmico nos mercados apresentado pela crise financeira.

Obama afirmou, no entanto, que o Fed se saiu melhor que a maioria dos órgãos reguladores do mercado financeiro. "Houve muitas brechas para evitar que esta crise ocorresse, e o Fed seguramente o fez melhor do que outros reguladores, mas, mesmo assim, não fez todo o possível para prevenir que ocorresse", argumentou Obama.

No último dia 17, Obama apresentou uma proposta de reforma do sistema de regulação do mercado financeiro. A proposta inclui a concessão de mais poderes ao Fed para fiscalizar instituições financeiras que possam colocar em risco o sistema financeiro como um todo, caso quebrem.

Ele defendeu a reforma, afirmando que ela fortalecerá os poderes de controle e supervisão do Fed. "O importante não é se o Fed reforçará ou não seus poderes, mas se é capaz de fazer mais para evitar os riscos sistêmicos que podem nos levar a outra crise", afirmou.
Imprimir