Imprimir

Notícias / Esportes

Nada de pancadaria: ‘fair play’ do Taiti em goleada arranca elogios da Fúria

Globo Esporte

A bola entrou dez vezes na rede do Taiti. Mas nenhum jogador da seleção da Oceania recebeu cartão no Maracanã, quinta-feira. Não houve reclamação de violência por parte dos comandados de Eddy Etaeta. Pelo contrário. No caso dos espanhóis, só elogios à postura da seleção mais carismática da Copa das Confederações. Os taitianos podem não fazer gols ou conquistar vitórias, mas “fair play” (jogo limpo) é motivo de orgulho.

- Eles estão aqui por mérito. Temos que jogar com respeito. Acredito que foram rivais dignos. Não acredito que fizeram mal ao futebol. Eles fizeram bem ao futebol. São excelentes atletas e mostraram o fair play. Às vezes, falta esse fair play no futebol – disse o técnico da Fúria, Vicente del Bosque.

Autor de quatro gols, Fernando Torres chegou a consolar o goleiro Mikael Roche no gramado. Deu força ao colega de profissão. Mesmo sem pena dentro de campo, o camisa 9 mostrou-se fã do Taiti:

- Eles jogam com 100% de amor ao futebol. Não têm nível para competir, mas tentam jogar, se divertir, riram até o final. Não tentam parar o jogo, tentam curtir. Isso é o principal que vamos levar. Somos muito fãs dessa seleção.

Outro carrasco do campeão da Oceania, David Villa – três gols – elogiou a postura do Taiti, que não precisou apelar para a violência:

- É uma equipe corajosa e em nenhum momento tentou o jogo violento. É bom para o
futebol ver times assim, que não ficam atrás nem mesmo quando teoricamente são
inferiores.

As palavras dos rivais e o carinho da torcida brasileira, que tem apoiado o Taiti na Copa das Confederações, emocionaram o técnico Eddy Etaeta. O treinador afirmou que a goleada não teria como deixar ninguém da equipe feliz, agradeceu os elogios e mostrou-se orgulhoso com isso, mas disse que a seleção taitiana também tem que se fazer respeitada em campo:

- Com certeza é muito difícil quando nós perdemos com uma goleada assim, de 10 a 0. Mas os meus jogadores tentaram jogar futebol, fazer o desempenho melhor possível. Sempre demonstramos respeito e gostamos de compartilhar isso com os outros. Talvez nós respeitamos demais e por isso não jogamos melhor. Também temos ter respeito dos outros, e para isso temos que melhorar nosso jogo.

Líder do Grupo B com seis pontos e 11 gols de saldo, a Fúria voltará a campo no próximo domingo para definir se avançará às semifinais em primeiro ou segundo. O adversário será a Nigéria, no Castelão, em Fortaleza, às 16h (de Brasília).
Imprimir