Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Pequena cidade do Paraná vê crescer casos da Gripe H1N1

G1

O inverno nem bem começou e o município de Rondon, no noroeste do Paraná, registrou 12 casos de pessoas que foram infectadas com o vírus da gripe H1N1. O número é preocupante, pois chega próximo ao notificado em Curitiba, onde 15 pessoas foram diagnosticadas com a doença até está terça-feira (25). Com o número alto em Rondon, a região de Cianorte contabiliza 17 casos confirmados. Já na região de Umuarama, a quantidade de pessoas infectadas também preocupa. Na cidade de Tapira, há 38 km de distância, uma mulher de 41 anos morreu por complicações da gripe.

No último boletim divulgado, no dia 7 de junho, havia apenas um caso confirmado, mas sexta-feira (21), a Secretaria Estadual de Saúde identificou mais nove. No entanto, esse número pode aumentar porque outros casos estão sendo investigados.

No município de Umuarama, os agentes de saúde intensificaram as atividades de conscientização e prevenção contra a gripe. “O inverno nem bem começou e há muitos casos identificados, nós estamos reforçando o pedido para a população para ventilarem os ambientes e, principalmente, lavar as mãos”, conta o chefe da divisão epidemiológica de Umuarama , Flávio Posseti.

Casos no estado
Até o dia 21 de junho, foram identificados 395 casos de gripe no Paraná desde o começo do ano. Destes, 173 são de Influenza A (H1N1), 90 por Influenza A (H3N2) e 130 pelo vírus Influenza B. Os todo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, oito pessoas morreram vítimas da doença. As últimas quatro, residiam no norte e noroeste do estado.
Imprimir