Imprimir

Notícias / Esportes

Após acordo, FIA confirma lista com 13 equipes para a F-1 em 2010

Folha Online

Depois de selar nesta quarta-feira um acordo com as equipes e evitar a criação de uma "F-1 paralela", a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) confirmou a lista, antes provisória, das escuderias que participação do Mundial-2010 da F-1.

Além dos dez times atuais, a categoria contará com três novas equipes: Manor, Campos e US F1, que utilizarão motores Cosworth. Das atuais, sete manterão os motores utilizados em 2009, enquanto Red Bull, Toro Rosso e Brawn ainda não estão com seus propulsores confirmados para o próximo ano.

A entidade também afirmou que o regulamento de 2010 será o mesmo de 2009, conforme havia sido explicado no anúncio do acordo com as equipes. Isso significa que o teto orçamentário de 40 milhões de libras (R$ 129,6 milhões), prometido pela FIA para o próximo ano, não será implementado --pelo menos em 2010.

As escuderias "rebeldes" --Ferrari, McLaren, Renault, BMW Sauber, Red Bull, Toro Rosso, Toyota e Brawn--, que formam a Fota (associação das equipes) e que prometiam criar um campeonato paralelo, se comprometeram a participar da F-1 até 2012, contrato que será renovado antes desse prazo, de acordo com a FIA.

Em contrapartida, Mosley confirmou que não concorrerá à reeleição para a presidência da FIA em outubro desse ano, o que faz parte do acordo com as escuderias da Fota, que estavam insatisfeitas com a maneira de governar do dirigente.

Segundo a entidade, as equipes ajudarão as novas escuderias fornecendo assistência técnica e, dentro de dois anos, irão "reduzir os custos de competir no campeonato para o nível do início da década de 1990". A FIA, no entanto, não explicou como isso será feito.

Imprimir