Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Saiba como manter-se longe das tentações das festas caipiras

G1

O mês de junho acabou, mas as festas juninas não. Apesar da indicação mensal no nome da festa, as "julinas" também já viraram tradição. Significa? Mais um mês de gostosuras a base de amendoin, pipoca, pastel, entre outros pratos típicos cheios de calorias.

Os meses de junho e julho estão ganhando a mesma atenção que as festas de fim de ano quando o assunto são calorias consumidas. Evitar as tentações é uma missão quase impossível. “A vontade nem sempre é uma necessidade, ela é momentânea, não é necessário deixar de comer e sim comer com moderação”, orienta a nutricionista de São José do Rio Preto (SP) Maria Luiza Migotto.

Quem quiser impedir que os números na balança aumentem neste período, sem deixar de participar das festas, precisa equilibrar as escolhas e a quantidade que do que vai comer. Isso porque as comidas e bebidas típicas desta época são em sua maioria bem calóricas. “O importante é prestar atenção na quantidade e evitar os alimentos como maçã do amor, pé-de-moleque e paçoca que são os grandes vilões pois são preparados com uma grande quantidade de açúcar, além do amendoin que é muito calórico”, explica Maria Luiza.

A nutricionista orienta escolher as opções assadas, de preferência os legumes da festa. “Dê preferência aos alimentos que, mesmo com um valor calórico alto, são ricos em nutrientes e fazem bem para a saúde, além de naturais, como milho cozido, batata-doce e pinhão”, aconselha a nutricionista.

O pé-de-moleque e paçoca são feitos com amendoim, que pe rico em vitamina C, potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco e fibras. No entanto, 100 gramas possui 500 calorias, portanto, a quantidade de consumo deve ser pequena.

A canjica, fubá e pipoca são alguns derivados do milho, que tem elevado teor de vitamina A, C, folato, tiamina, potássio, ferro e fibras. Porém a versão cozida é a mais indicada. O cuidado fica na quantidade de sal colocada e, de preferência, que seja consumido sem manteiga.

Já a batata doce é uma excelente fonte beta-caroteno, que ajuda a evitar certos tipos de câncer. Apesar de seu gosto adocicado, este tipo de batata apresenta quase a mesma quantidade de amido que as demais. Prefira apenas cozida e em quantidade pequena.

Dos temperos juninos, o gengibre é a estrela da festa. A raiz tem propriedades positivas e é muito utilizada para aliviar náuseas, calafrios e congestão de resfriados. Apenas cuidado ao consumí-lo com bebidas alcoolicas, pois a quantidade de açúcar do álcool o torna extremamente calórico (cerca de 300 calorias cada 100 ml), o que isola qualquer positividade na bebida. No mesmo caminho, o vinho quente, mesmo com as substâncias antioxidantes da uva, tem 120 calorias cada 100 ml.

Para quem já exagerou, Maria Luiza, orienta uma desintoxicação no dia seguinte. "Tem que beber bastante água, mais do que o habitual, diminuir a quantidade de carboidrato e ingerir mais verduras, legumes e frutas”, finaliza ela.

Imprimir