Imprimir

Notícias / Mundo

EUA registram surto de infecção causada por bactéria intestinal

Folha Online

O CDC (Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos) informou nesta quarta-feira que está colaborando com autoridades de saúde de vários Estados na investigação de um surto de infecções causadas pela Escherichia coli, uma bactéria intestinal.

Até segunda-feira, 70 pessoas de 30 Estados foram infectadas por uma estirpe dessa bactéria.

Os pacientes têm idades entre dois e 65 anos; 66% deles têm menos de 19 e 75% são mulheres.

Segundo o CDC, trinta pessoas foram hospitalizadas, sendo que sete desenvolveram síndrome hemolítica urêmica, um tipo de insuficiência renal. Nenhum dos pacientes morreu.

O centro informou que os casos da infecção aumentaram acima do esperado em maio, e o crescimento continua em junho.

A maioria das pessoas desenvolveu diarreia e cólicas abdominais de dois a oito dias após a infecção pela Escherichia coli. Muitos pacientes se recuperaram em uma semana, mas alguns desenvolveram uma infecção mais severa.

Investigação

Os pacientes contaminado com a bactéria responderam a perguntas sobre que comida eles consumiram antes de ficarem doentes. Os resultados preliminares indicam uma forte associação da infecção com o consumo de massa crua de biscoito, principalmente da marca Nestlé Toll House.

A Escherichia coli ainda não havia sido associada à ingestão desse tipo de alimento, mas o CDC, departamentos de saúde estaduais e federais estão trabalhando com essa possibilidade.

Os consumidores foram alertados a não comer massa de biscoito crua e nem cozinhá-la, já que a bactéria pode passar para as mãos e para outros objetos de cozinha.

Além disso, o centro pede para quem consumiu o produto recentemente e teve algum sintoma associado à Escherichia coli que entre em contato um médico ou um centro de saúde imediatamente.

Bactéria

A bactéria, que vive no intestino de animais e humanos, pode contaminar solos e águas que entram em contato com fezes.

A bactéria provoca diarreia, frequentemente com sangue. Embora muitos adultos saudáveis possam se recompor completamente em uma semana, em algumas pessoas a contaminação causa problemas renais.

A presença da E. coli é um indicador de poluição fecal.
Imprimir