Imprimir

Notícias / Cultura

"Para filmar em português, eu prefiro televisão"

Folha Online

Após levar "Cidade dos Homens" e "Antonia" às telas da TV, a produtora O2, de Fernando Meirelles, resgata a parceria com a Globo em "Som & Fúria", minissérie em 12 capítulos que estreia dia 7 de julho, após o "Casseta & Planeta".

Na entrevista coletiva de apresentação do seriado, Meirelles revelou que tem mais dois projetos pela frente, mas que precisa decidir por um deles até abril de 2010. Questionado sobre as propostas, o diretor preferiu manter o segredo, adiantando apenas que deve filmar fora do Brasil.

"Para filmar em português, eu prefiro televisão", afirmou Meirelles. O diretor de "Cidade de Deus" explicou que o baixo custo da produção, o público mais amplo e o tempo de filmagem são as principais vantagens do formato. "Um filme nacional de sucesso leva dois milhões de pessoas ao cinema. Com uma série, você atinge 20 milhões", disse.

Segundo Meirelles, a audiência de "Som & Fúria" deve ser fundamental para a continuidade da série em 2010. Ele estabelece uma média entre 20 e 21 pontos no ibope para que o projeto seja retomado no próximo ano, e lembra que "Antonia" atingia cerca da 30 pontos em uma faixa de horário mais acessível --"Som & Fúria" será exibida por volta de 23h30.

Sobre a proposta de levar trechos de peças de Shakespeare para as telas, Meirelles acredita que a adaptação será palatável aos diferentes tipos de público. "Ele [o telespectador] pode entrar em 'Romeu & Julieta' por tabela".

Em busca de um texto simples, o diretor pesquisou diversas traduções até encontrar as mais apropriadas para a minissérie, utilizando versões de Millôr Fernandes e Aderbal Freire-Filho.

"Som & Fúria" foi baseada na minissérie canadense "Slings and Arrows", e tem direção de Toniko Melo, Rodrigo Meirelles, Gisele Barroco e Fabrízia Pinto. Fernando Meirelles dirigiu três episódios do seriado.
Imprimir