Imprimir

Notícias / Brasil

Fleury pede que TSE casse mandato de deputado 'rival' por infidelidade partidária

G1

O ex-governador de São Paulo Luiz Antonio Fleury Filho protocolou, nesta segunda-feira (9), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um pedido de cassação do mandato do deputado federal Benedito Roberto Alves Ferreira (PTB). Fleury quer herdar o cargo de Alves.

Roberto Alves assumiu no começo do ano o lugar deixado na Câmara de Frank Aguiar (PTB), que renunciou ao cargo para assumir a função de vice-prefeito de São Bernardo do Campo (SP).

Pelo resultado das eleições de 2006, a vaga de primeiro suplente do deputado seria destinada a Roberto Alves. Fleury ficou apenas com a segunda suplência.

Inconformado, o ex-governador diz que o fato de Alves ter se desligado do PTB em outubro de 2007 para se filiar ao PRB configura infidelidade partidária. Alves disputou pelo PRB uma vaga de vereador em Campinas no ano passado, mas não foi eleito. Em outubro passado, voltou a se filiar ao PTB –segundo Fleury, com o único objetivo de herdar o cargo deixado por Frank Aguiar.

O caso será analisado no TSE, em data ainda não definida, pelo ministro Ricardo Lewandowski. O G1 entrou em contato com o gabinete do deputado Roberto Alves para que o parlamentar comentasse o caso, mas ele não havia se manifestado até as 16h.

Em dezembro do ano passado, Fleury havia entrado com uma ação no TSE, pedindo para ser declarado primeiro suplente de deputado federal pelo PTB, para poder ficar com a cargo de Frank Aguiar. A solicitação, porém, foi negada pelo mesmo ministro Ricardo Lewandowski. 
Imprimir