Imprimir

Notícias / Política MT

Líder da oposição, Nilson Leitão critica proposta de plebiscito

De Brasília - Catarine Piccioni

Líder da minoria (oposição) na Câmara dos Deputados e presidente do PSDB em Mato Grosso, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) criticou nesta quarta-feira (3) a proposta de realização de um plebiscito sobre reforma política apresentada pelo governo federal após as manifestações populares ocorridas recentemente no país.

O tucano afirmou que o governo da presidente da República Dilma Rousseff não entendeu que a população quer respostas. “Mas o plano da presidente é fazer perguntas ao povo. Ela não ouviu o que a população falou e não leu o que a população escreveu e quer debater sobre um assunto (reforma política) que não foi abordado nas reivindicações populares”.

Coordenador da bancada de MT, Eliene Lima diz ser contra plebiscito sobre reforma política
Líder da oposição na Câmara, Nilson Leitão acusa governo de Silval de desvios de dinheiro

O parlamentar mato-grossense também observou, em pronunciamento na Câmara, que a reforma política já foi discutida pelo Legislativo, mas que o próprio PT, partido da presidente, colocou obstáculos à aprovação. “E agora envia um documento e quer que decisões sejam tomadas de afogadilho”. Nilson Leitão defendeu a revisão do pacto federativo.

A presidência da Câmara e os líderes partidários marcaram para o dia 9 uma reunião para deliberar sobre o plebiscito. Ontem, Dilma propôs que a população seja consultada sobre mudanças no financiamento de campanhas eleitorais e no sistema de votação, fim dos suplentes no Senado e do voto secreto no Congresso e coligações partidárias para eleições de parlamentares.
Imprimir