Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Rondonópolis ultrapassa metas do MS também

Da Assessoria/Estela Boranga/ Gabinete de Comunicação Social

A exemplo da vacinação contra a poliomielite e a raiva animal, Rondonópolis também ultrapassou as metas projetadas pelo Ministério da Saúde, para as campanhas contra a hanseníasae e a geohelmitíase (verminose), desenvolvidas neste ano de 2013.

A campanha teve como alvo crianças na faixa etária de 05 a 14 anos que estudam nas escolas e creches municipais e também nas unidades escolares do Estado e de acordo com o consolidado geral, 20.041 alunos responderam as questões da ficha de autoimagem de hanseníase (registrando um percentual de 81,43%; 11,43 % acima da média do MS que era de 70%). Além disso, 19.881 crianças receberam doses do vermífugo Albendazol, registrando um percentual de 80,78%, passando a média do MS que era de 80%.

No caso das fichas sobre hanseníase, 2.364 casos suspeitos foram levantados e repassados para exame físico por profissional de saúde, para confirmação de serem ou não, portadores da doença. Caso haja confirmações, serão encaminhados para tratamento, que pode ter a duração de 12 a 18 meses (hanseníase multibacilar, com mais de cinco lesões) ou de 06 a 09 meses (hanseníase paucibacilar, menos de 05 lesões).


Imprimir