Imprimir

Notícias / Política MT

Presidente da AMM diz que protestos das ruas podem melhorar situação dos municípios

De Brasília - Vinícius Tavares

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), prefeito de Juscimeira Valdecir Colle, o Chiquinho do Posto, acredita que os municípios conquistarão uma grande vitória nesta XVI Marcha dos Prefeitos à Brasília, que mobiliza dezenas de prefeitos de Mato Grosso e milhares de todo o país.

Segundo ele, o movimento das ruas fez com que houvesse sensibilização da classe política de MT e do Brasil em torno da necessidade de melhorar as condições financeiras dos municípios e uma melhor partilha do bolo tributário nacional, altamente concentrado na esfera federal.

Prefeitos de MT vão a Brasília debater com bancada Federal pauta de reivindicação dos municípios

“Não dá mais para manter as coisas deste jeito. As manifestações das ruas estão sensibilizando a classe política. A Marcha vai sair vencedora e acredito que teremos uma grata surpresa por meio do governo federal”, afirmou.

A grata surpresa a que o prefeito se refere a um anúncio da presidente Dilma Rousseff no último dia de Marcha. “Acredito que teremos surpresas. Estivemos com parlamentares, com a presidente e acho que teremos surpresa no dia de amanhã (quarta-feira). Acredito no aumento de 2% do FPA”, projetou em relação ao encontro com prefeitos, marcado para 10h (horário de Brasília).

Prefeitos defendem reforma fiscal, maior autonomia e revisão no Pacto Federativo

Outra surpresa a ser anunciada, segundo o prefeito, deve ser reajustes a programas sociais e da educação. Segundo ele, os benefícios podem ocorrer mesmo com o baixo desempenho da economia e a consequente queda na arrecadação federal.

“Acho que teremos 1% FPM no dia 10 que ajuda pagar o décimo terceiro salário e um segundo FPM seria muito importante para salvar prefeituras menores. Acredito que Dilma está preparada para anunciar. E acredito que governo tem de onde tirar este recurso aos municípios”, comentou em relação.

Diante de prefeitos e prefeitas do Estado e de parte da bancada federal, o presidente da AMM destacou as principais demandas defendidas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), organizadora da Marcha.

Entre os temas da Marcha de 2013 a CNM defende a derrubada de vetos que permitam a renegociação de dívidas de municípios; o pagamento de débitos com a previdência; a criação de comitê que debaterá dívida previdenciária; a aprovação de projeto de lei que estabeleça a obrigatoriedade de aplicação por parte da União de um mínimo de 10% das receitas brutas em saúde; alteração do critério de reajuste o piso salarial dos professores; e regulamentação da atuação das guardas municipais do país como órgãos de segurança pública.
Imprimir