Imprimir

Notícias / Esportes

Jogos 'saudáveis' ampliam perspectivas das produtoras de games

GloboEsporte

No passado, os videogames eram vistos como culpados pela elevação nos índices de obesidade, mas agora estão sendo defendidos pelo setor médico e para uso por departamentos de governo devido aos seus benefícios que podem trazer à saúde.

Jogos como "EA sports active", da Electronic Arts, e "Wii fit", da Nintendo, colocaram jogadores de todas as idades em movimento e levaram investidores e criadores de jogos a procurar por novos títulos atraentes que lhes permitam explorar esse segmento florescente do mercado.

"Butt kicker", um jogo da Big John Games que deve ser lançado em breve para o Nintendo DSi, oferecerá um ambiente de ação no qual os jogadores combatem o cigarro, e "Karate bears", para o Wii, ensina aos jogadores movimentos reais de caratê, usando os controles dotados de sensores de movimentos do Wii.

Com a expansão no interesse por jogos "saudáveis", a quinta reunião Games for Health Conference, um evento anual realizado em Boston, se expandiu a 390 participantes este ano, ante 100 no ano passado, entre os quais criadores de jogos, investidores e especialistas em medicina. Enquanto isso, o número de participantes de outras conferências do setor caiu em 40%.

Saúde e educação

"O setor de saúde responde por 18% do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos e por isso os jogos de saúde serão provavelmente o setor de maior atividade no campo dos jogos sérios, no longo prazo", disse Ben Sawyer, co-fundador do Games for Health Project.
Imprimir