Imprimir

Notícias / Esportes

Tite tranquiliza atacantes do Corinthians e exalta evolução de Pato

Globo Esporte

Desde a conquista da Taça Libertadores no ano passado, o Corinthians vem se destacando pela força de sua defesa. Hoje, por exemplo, a equipe é a menos vazada do Campeonato Brasileiro, com apenas três gols sofridos em seis jogos. Por outro lado, sofre com a escassez do seu ataque, o segundo pior da competição nacional, com cinco gols, à frente apenas do Náutico, que tem quatro. Tranquilo em relação à estatística, o técnico Tite prefere exaltar os feitos coletivos da equipe.

O comandante não demonstra qualquer preocupação com os poucos gols marcados pelo Timão. Pelo contrário: na sua concepção, defesa e ataque trabalham em conjunto, e não há como avaliar nenhum dos dois de maneira isolada. Tite se mostrou satisfeito com as boas oportunidades criadas na vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, no último domingo, e apontou evolução do time nas finalizações.

- A equipe se defende, cria e finaliza. É um processo de construção que começa lá atrás. Vínhamos criando oportunidades, e faltava efetividade. No segundo tempo do jogo contra o Bahia, o Marcelo Lomba (goleiro adversário) fez duas grandes defesas. A criação continua grande, mas agora a bola está entrando um pouco mais - analisou o treinador.

Na última semana, dois atacantes do Corinthians encerraram um longo jejum de gols: Paolo Guerrero, que não marcava havia oito partidas, fez o primeiro do Timão na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, enquanto Alexandre Pato, cuja seca se estendia por dez partidas, marcou duas vezes no triunfo sobre o Bahia. Motivo de maior tranquilidade para os atletas, que serão titulares contra o Atlético-MG, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu, pela sétima rodada do Brasileirão.

Tite foi só elogios à atuação de Pato em Salvador. Escalado na ausência de Emerson Sheik, o camisa 7 agradou ao técnico desempenhando função mais recuada, no esquema 4-2-3-1. Ele atuou aberto pela esquerda, com Romarinho fazendo o mesmo papel pela direita, e Renato Augusto centralizado.

– Sobre desempenho, o campo fala. O Pato pelo lado esquerdo teve melhor desempenho que jogando por dentro. Aos poucos vamos criando e conhecendo as características dos jogadores, o entrosamento com os companheiros. A equipe vai crescendo nesses ajustes – disse.

Alexandre Pato é o vice-artilheiro do Corinthians na temporada, com nove gols marcados. O líder ainda é Paolo Guerrero, que balançou as redes 13 vezes. Em 38 jogos disputados em 2013, o Corinthians marcou 56 gols – média de aproximadamente 1,47 por partida.
Imprimir