Imprimir

Notícias / Política MT

Silval tem dificuldade em escolher novo líder do governo na Assembleia; alternativas estão se estreitando

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Dificilmente o novo líder do governo Silval na Assembleia Legislativa dificilmente será escolhido na bancada do Partido da República (PR), principalmente por conta das questões internas e pela proximidade do pleito eleitoral. O governador Silval Barbosa (PMDB) mandou sondar o deputado estadual Hermínio Jota Barreto (PR), mas não houve avanço e nem fez outro convite para evitar receber um novo ‘não’.

Compromisso de Silval fazer ajustes em decreto de ‘superpoderes’ evita colisão com Assembleia
Romoaldo Júnior afirma que deixa a liderança porque Pedro Nadaf não é “homem de palavra”

Silval está tendo dificuldades em escolher o sucessor do deputado estadual Romoaldo Júnior (PMDB), presidente em exercício da Assembleia, que deixou a liderança do governo, após três anos.

Nesta segunda-feira, mudou o foco e fez sondagem do deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR). Porém, existe um componente de grave distensão: a batalha visceral de Pinheiro com o vice-governador Chico Daltro (PSD), secretário de Estado das Cidades.

“Como é que eu vou assumir a liderança do governo com o problema que tenho com o vice-governador? Só posso tomar posse no cargo se o governador demitir Chico Daltro da Secretaria das Cidades”, argumenta Pinheiro.



No Palácio Paiaguás, os nomes mais ‘ventilados’ são dos deputados Alexandre Cesar (PT) e Teté Bezerra (PMDB), em caso de confirmar a recusa de Barreto e Pinheiro. 

“Eu não fui convidada. Como posso responder se não fui convidada...?”, questiona Teté. Ela deixou a Secretaria de Estado de Turismo há dois meses, para atender um pedido de Silval e do PMDB, que era tirar o suplente de deputado estadual Daltinho Freitas, então crítico ácido do governo na tribuna da Assembleia.

Já Alexandre diz que só fala se for convidado e não irá dialogar sobre “exercício de futurologia”.

Em entrevista anterior, o secretário Pedro Nadaf, chefe da Casa Civil, disse à reportagem do Olhar Direto que o novo líder do governo na Assembleia deve ser apresentado em 1 de agosto, quando o Poder Legislativo retoma os trabalhos. “O governador Silval tem tempo para dialogar e escolher sem pressa”, resume Nadaf.
Imprimir