Imprimir

Notícias / Política MT

João Emanuel aponta vitórias sobre Mendes e sessões itinerantes como destaques da Câmara de Cuiabá

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Algumas vitórias sobre a administração Mauro Mendes, a garantia da data-base dos servidores, a permissão para que todos tenham direito à moradia e retomada das sessões itinerantes, entre outras, são apontadas pelo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD), como principais destaques do primeiro semestre. O secretário de Comunicação de Cuiabá, jornalista Kleber Lima, em nome do prefeito, disse que não considera que existiu confronto e que a relação harmônica entre os poderes é um preceito constitucional.

A redução dos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 25%, a não permissão de aumento da tarifa de água em 15%, o recuo da administração municipal em despejar mais de 500 famílias do bairro Doutor Fábio II são algumas das vitórias contabilizada por Emanuel Moreira, em seu balanço do semestre. Todas comemoradas pela Câmara Municipal sobre o prefeito Mauro Mendes.

“Penso que seja adequado somar as quantas sessões deliberativas realizamos e quantos projetos que discutimos e aprovamos em plenário e nas comissões. Então, podemos avaliar de forma positiva o primeiro semestre”, assegura ele.

Na questão do IPTU, por exemplo, a Secretaria Municipal de Fazenda foi obrigada a adiar duas vezes o lançamento do carnê. Após muita pressão, Mendes recuou.

Fato semelhante aconteceu na questão do reajuste da água. Mendes mandou fazer uma auditoria na planilha e, depois, convocou uma entrevista coletiva para assegurar que não seria reajustada. E, ainda, a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pascoal Ramos.

Como vitórias internas da Câmara, João Emanuel Lima aponta a garantia da data base dos servidores efetivos e aumento real de 10% nos salários, parceria com o governo de Mato grosso para que os servidores possam adquirir a moradia. “Isso tudo se deve ao fato do nível dos vereadores que temos nesta casa: um conjunto de conhecimentos que, somados, são a força motriz para o desenvolvimento almejado pela sociedade cuiabana”, pontua o presidente da Casa.




Em nome do Poder Executivo, o secretário Kleber Lima lembrou que Mendes foi o primeiro prefeito a reduzir a tarifa de ônibus e que jamais buscou o confronto com o Poder Legislativo. “É evidente que o prefeito se posiciona sempre pelo interesse público”, assegura ele.

“E Mauro Mendes tem capacidade de voltar atrás, após ouvir o que é melhor para o coletivo. Só os ignorantes não mudam de opinião”, observa Kleber Lima, em resposta ao presidente da Câmara.

Kleber Lima assegura que Mauro Mendes sempre “decide em favor do interesse público, sempre que houver legalidade”.

Pela postura dos dois lados, o confronto dos poderes Executivo e Legislativo de Cuiabá ainda promete capítulos emocionantes. 
Imprimir