Imprimir

Notícias / Brasil

Hospital de Porto Alegre usa contêiner para atender pacientes com gripe suína

Folha Online

O Hospital Conceição, em Porto Alegre (RS), instalou nesta quinta-feira um contêiner em frente à unidade para realizar o primeiro atendimento aos pacientes com suspeita de gripe suína. Apenas após a confirmação dos sintomas, os pacientes são atendidos no interior do hospital, já usando máscaras.

Segundo o gerente de internação do hospital, Paulo Bobek, a utilização do contêiner tem o objetivo de garantir um maior isolamento dos pacientes que contraíram a doença.

"Nós queremos separar os pacientes que têm sintomas da gripe dos pacientes que procuram o hospital por outros problemas. A maior parte dos casos na emergência não tem relação com a gripe e nós não queremos correr o risco dessas pessoas contraírem a doença na sala de espera", afirmou o médico.

De acordo com ele, o atendimento no contêiner ocorre desde o inicio da tarde de hoje. O paciente que procura informações sobre a gripe suína é orientado no contêiner e, apenas, os casos com sintomas da doença são encaminhados para uma área isolada do hospital. Nesses casos, o paciente só é deslocado para o interior do hospital com máscara.

Até as 15h30 de hoje, o Hospital Conceição havia atendido 110 casos suspeitos da gripe, e outros sete confirmados. Segundo o médico, nenhum dos casos confirmados precisou de internação e segue em tratamento domiciliar.

Ontem (24), o secretário estadual da Saúde Osmar Terra realizou uma reunião com representantes de diferentes hospitais e secretarias municipais para discutir o tratamento que é aplicado em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Segundo o secretário, o primeiro atendimento aos pacientes deve ser realizado nos postos de saúde, não sendo necessária a procura dos hospitais de referência --Nossa Senhora da Conceição e Clínicas-- para receber o tratamento. Ele ainda afirmou que está acertando, com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre a ampliação do horário de atendimento de alguns postos da capital para até as 22 horas.

Apesar de ser instalado junto a outras medidas de prevenção determinadas pela Secretaria Estadual de Saúde, o órgão afirmou que a instalação do contêiner corresponde a uma iniciativa do hospital.

Emergência

Está no Rio Grande do Sul o único município brasileiro que decretou situação de emergência devido à doença. A Secretaria de Saúde de São Gabriel informou que a decisão foi tomada devido a suspeita que 18 moradores do município (de 60 mil habitantes) tenham contraído a doença.

Por meio de nota divulgada na segunda-feira, a prefeitura informa que suspendeu as aulas em todas as escolas da cidade e vetou a realização de "festivais, boates, shows, bailes, cultos e manifestações religiosas, assim como quaisquer outros eventos que importem na aglomeração de pessoas em locais fechados".

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Imprimir