Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Mobilização Nacional de Doação de Sangue: 30 mil voluntários em todo o país

Da Assessoria/MT-Hemocentro

  O dia 27 de julho, sábado, será um grande Dia de Mobilização Nacional de Doação de Sangue. Cerca de 30 mil voluntários, do Programa Mãos que Ajudam, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estarão em ação, simultaneamente em mais de 130 cidades brasileiras e em todas as capitais, inclusive Cuiabá e Várzea Grande.

Mãos que Ajudam é um programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário, que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, membros d´A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e amigos da Igreja, nascido no Brasil e hoje presente em vários países, estende a mão a quem precisa.

O projeto deste ano intitulado Mãos que Ajudam a Salvar Vidas – Doe Sangue tem como objetivo atender uma necessidade real de Bancos de Coleta de Sangue, Hospitais e Hemocentros, que é o baixo estoque de sangue. O foco dos doadores serão os jovens de 18 a 30 anos, mas os voluntários de todas as faixas etárias, que a lei permite ser um doador, estão convidados. Em nossas capitais será beneficiado o MT-Hemocentro, o único banco de sangue que abastece a rede de saúde do SUS.

Os membros da Igreja de Jesus Cristo vivem uma vida de princípios morais e limpos. Não fumam, não bebem, não usam drogas e vivem a Lei da Castidade. Podemos dizer que buscam no dia a dia Seguir a Jesus Cristo em atos e atitudes. Em doações anteriores, o índice de aproveitamento do sangue coletado foi bem mais alto que a média.

Com o envolvimento de 30 mil doadores, a ideia é beneficiar de 70 a 90 mil vidas. Levar alento e uma melhor qualidade de vida a milhares de pessoas e confortar milhares de familiares. A meta em Cuiabá e Várzea Grande é contribuir com no mínimo de 150 bolsas de sangue.

Diariamente pessoas necessitam de transfusão de sangue em centros cirúrgicos, após acidentes, assaltos, pacientes com doenças degenerativas do sangue, entre outros casos. E em todo o Estado de Mato Grosso menos de 06% de sua população doa sangue regularmente. A assistente de captação de doadores do MT-Hemocentro, Magda Mattos informou que cada bolsa de sangue tem a validade de 05 dias, no entanto nunca descartaram uma só bolsa. E todos os tipos de sangue são necessários.

E para saber como fazer para salvar vidas através da doação de sangue, os preparativos anteriores são: dormir no mínimo seis horas na noite anterior, nunca estar de jejum, alimentar se 1 hora e meia antes da doação, ter acima de 50 kg, ter entre 16 a 67 anos, sendo que menor deve estar acompanhado por um responsável, não ter ingerido medicamento nem alimentos gordurosos antes da doação e levar consigo documento com foto. Isto garante a qualidade do sangue e a segurança para o receptor. Além do doador estar ajudando o próximo, recebe, também, vários tipos de exames sem custo para avaliar a sua saúde.



O exemplo é capaz de mobilizar aqueles que as palavras não convencem, junte-se a nós: Mãos que Ajudam a Salvar Vidas – Doe Sangue – no dia 27 de julho(sábado), no MT-Hemocentro (Rua 13 Junho, 105 Porto), das 07h30min às 17h.
Imprimir