Imprimir

Notícias / Brasil

Seminário discute soluções para reduzir acidentes de trabalho em MT

Da Assessoria/ Fiemt

 Mato Grosso lidera a lista dos Estados com maior número de morte por acidentes de trabalho no país. Segundo dados da Previdência Social, entre 2010 e 2011, foram registrados 130 casos, sendo 23% a mais se comparado com anos anteriores. Para debater este tema e encontrar soluções para esse grave problema, especialistas de renome nacional se reunirão em Cuiabá, juntamente com trabalhadores da indústria, para discutir Segurança no Trabalho. O palco das discussões será o ‘Protege’, 1º Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto, no Sesipark, das 08h às 16h. O evento é organizado pelo Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT).

Dentre os temas que serão discutidos estão a redução dos riscos à saúde do trabalhador, gerenciamento de risco, resgate em altura e espaço confinado. O evento tem início às 8h, com palestra do médico Paulo Reis sobre gestão de afastamento de trabalho. O palestrante é pós-graduado em perícia médica e consultor de grandes instituições como a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em seguida, às 9h30, o Corpo de Bombeiros fará simulação de combate a incêndio. Já às 10h30, o médico Eduardo Arantes falará sobre o retorno financeiro dos programas de promoção de segurança, saúde e qualidade de vida nas empresas. Arantes é especialista em Medicina do Trabalho pela Universidade São Francisco de São Paulo, Ergonomia pela Faculdade de Clínicas Médicas de Minas Gerais e em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ainda no primeiro dia do seminário, às 14h, haverá discussões sobre resgaste em altura e espaço confinado com Elton Renan Fagundes, socorrista credenciado internacionalmente pela American Academy of Ortophaedic Surgeon e membro da Comissão de Estudos Temporária de Qualificação e Certificação do Profissional de Acesso por Corda (ABNT).

Às 15h30 haverá simulação de espaço confinado com o Corpo de Bombeiros e, às 16h30, o tema abordado será gerenciamento de risco, com o especialista em Segurança no Trabalho, Cláudio Szulcsewski. Graduado em Engenharia Mecânica, o palestrante é membro da membro da American Society of Safety Engineers ASSE, Des Plaines Illinois USA e da American Society for Industrial Security ASIS - Arlington – VA- USA.

No segundo dia de evento, às 8h, o engenheiro civil Gianfranco Pampalon falará sobre trabalho em altura. Professor de pós-graduação em Engenharia de Segurança, Pampalon é autor de várias publicações sobre prevenção de acidentes de trabalho.

Já no período vespertino, às 14h, o engenheiro civil Amadou Ngoumb Niang debaterá com os participantes a implantação de medidas coletivas no processo produtivo da indústria. Mestre em gerenciamento de projetos, o palestrante é especialista em acessibilidade para pessoas com deficiências e técnico em fabricação mecânica. No encerramento do evento, o Corpo de Bombeiros fará uma simulação de trabalho em altura.

Para participar do ‘Protege’ é necessário se inscrever antecipadamente pelo site www.sesimt.com.br/protege. Trabalhadores da indústria, estudantes e grupos com mais de 10 pessoas têm desconto na inscrição. Mais informações: (65) 3611-1653.
Imprimir