Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Novo sistema de agendamento de consultas médicas é implantado em Cuiabá; Confirmação por mensagem de celular

Da Redação

Com o objetivo de facilitar os agendamentos de consultas médicas, uma empresa local implantou um serviço de startup brasileiro para pacientes e profissionais da área de saúde em Cuiabá. O novo sistema possibilita a confirmação e cancelamentos de consultas por meio SMS de Celular.

A empresa Consulte Aqui conta com mais de 1.500 profissionais de saúde, é uma sociedade entres os Irmãos Bruno, Rafael e Rodrigo Ceolin, naturalizados cuiabanos, e já atuam em algumas cidades brasileiras como Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS) e agora foi implantada em Cuiabá, e engloba mais de 100 diferentes convênios.

Como funciona?
Através do Site Consulte Aqui, o paciente precisa para fazer um cadastro para registro no site, após escolher o profissional a ser agendado a consulta. Agora com o novo sistema, o paciente poderá faze o agendamento por telefone e receber a confirmação por SMS.

São dois tipos de mensagens enviadas pelo Consulte Aqui, o alerta de SMS e o SMS de resposta. Assim que o profissional agenda uma consulta, o paciente recebe uma mensagem de resposta, com um código (de 3 a 6 dígitos) solicitando a confirmação. É só responder com código e o agendamento está confirmado. Caso o paciente queira o cancelamento, basta ignorar o SMS e a consulta é desmarcada automática pelo sistema após 72 horas.

Uma mensagem é enviada 24 horas antes da consulta para lembrar o paciente do compromisso. Já neste caso, se houver desistência e o paciente precisar cancelar o agendamento, deve responder o SMS (não há necessidade de entrar no portal do Consulte Aqui ou ligar para o consultório). Se a consulta for mantida, outro texto é enviado com o endereço o local duas horas antes.

O alerta de SMS é gerado quando a consulta é cancelada ou reagendada pelo profissional através do site. Com a nova ação a demanda pode ser direcionada ao atendimento presencial do paciente que já está no consultório. Além disso, a comunicação entre paciente e consultório se torna menos custosa e mais eficiente. Segundo pesquisa encomendada pela revista Time, 60% dos brasileiros checa o celular pelo menos uma vez a cada 30 minutos.


Imprimir