Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Pacientes com diabetes alta serão examinados por especialista

Da Assessoria/Prefeitura de Rondonópolis

 Num grande mutirão, cerca de 180 pacientes com suspeita de serem portadores de diabetes mellitus descompensado, glicemina muito alta, serão atendidos por equipe multidisciplinar e examinados pelo endocrinologista Arthur Emílio neste sábado (27), a partir das 07 horas, no Ceadas. A ação será coordenada pelo Departamento de Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, e visa atender pacientes encaminhados pela rede de PSF’s.

Conforme a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde, Magda Rosa de Lima, os pacientes com diabetes descompensado são aqueles que apesar de terem tomado a dose máxima de medicamentos indicada pelo médico do PSF de origem, não tiveram redução da glicemia. “Nesse caso, a consulta com o especialista se faz necessária, para que os casos descompensados sejam acompanhados pelo ambulatório de diabetes e pelo especialista”, disse a coordenadora.

A equipe multidisciplinar é composta por sete enfermeiras, capacitadas pelo endocrinologista, que após submeter os 180 pacientes a um check list (exames de glicemia capilar, exame físico, exame de fundo do olho - visão deficiente, e mau funcionamento dos rins), poderão detectar os casos descompensados e repassá-los para o especialista. Já os casos de menor variação, serão acompanhados pelo PSF, por oferecerem menos risco aos portadores.

Imprimir