Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Tartaruga-verde é encontrada por pescadores em Jacarecica, Maceió

G1

Uma tartatura-verde, de 54 centímetros, foi encontrada, na tarde da sexta-feira (26), por pescadores na praia de Jacarecica, em Maceió. Ela estava encalhada na areia em meio ao lixo que tomou conta da areia devido as chuvas.

Ao encontrar a tartaruga, os pescadores comunicaram o achado aos integrantes Instituto Biota, ONG que trabalha com a preservação de animais aquáticos em Alagoas. O biólogo Bruno Stefanis e a equipe foram até o local e recolheram o animal para avaliação e recuperação na sede do Biota.

"Ela está bem hidratada e bem nutrida. Eu acredito que ela encalhou por conta de papilomas [espécie de verrugas] que ele tem nas nadadeiras. Existe uma discussão de pesquisadores que suspeitam que essa doença pode ser causada por contaminação ambiental, mas ainda não existem muitos estudos aprofundados", diz.

O biólogo disse ainda que a tartaruga vai passar o fim de semana na sede do Biota e na segunda-feira (29) deverá ser encaminhada para o hospial veterinário do Cesmac, onde passará por uma análise mais detalhada diante do caso clínico.

Só após a avaliação mais aprofundada e a constatação que a tartaruga poderá volta ao habitat natural, os representantes do grupo Bioata vão agendar a soltura do animal. Eles recomendam que qualquer pessoa que encontrar animais marinhos encalhados nas praias comuniquem as instiuições responsáveis: IMA ou Ibama, ou à equipe do Instituto Biota, através dos números (82) 8815-0444 / 9115-5516 / 9115-2944.
Imprimir