Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Sopas e caldos magros ajudam a manter o peso no inverno

G1

 Na estação mais fria do ano, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo aquecida. O principal efeito disso é a fome e a necessidade do consumo de mais alimentos. O erro de muitos é buscar nos alimentos calóricos, como de massas, pães, bolos e doces, essa energia. O problema é que eles têm rápida absorção e a pessoa acaba engordando.

Os nutricionistas indicam: sopas e caldos magros podem colaborar para que as pessoas não aumentem de peso e comprometam a saúde neste período. “No inverno é normal que a sensação de fome aumente. O aumento no consumo de alimentos, como massas, adicionado à preguiça de fazer exercícios físicos no frio, resulta em aumento de peso. Porém, pequenas adaptações ajudam você a saborear as delícias do inverno sem culpa", comenta a nutricionista Viviane Versiani.

Mas segundo a nutricionista, precisa-se ter cuidado com os ingredientes usados na sopa. "As sopas são as preferidas da estação, porém podem esconder muitas calorias se na receita for adicionado em grande quantidade batata, creme de leite e manteiga. A dica é diminuir a porção de carboidratos e gorduras. Use legumes e para engrossar o caldo, você também pode utilizar aveia na receita”, comenta Viviane.

Em São José do Rio Preto (SP), diversos restaurantes acrescentaram a sopa ao cardápio. Em um deles, que fica na Rua XV de novembro, no bairro Redendora, a chef Silmara Justi criou uma sopa de cebola caramelizada muito pedida no local. Supermercados e conveniências de postos de combustíveis também são locais comuns onde se encontrar variedades de sopas.

Em um deles, na Avenida Fernando Costa, o aumento no consumo, neste período de frio, aumenta 40%, diz o chef responsável, Guilherme Regazzini.

Entre as doenças que podem resultar de uma dieta desequilibrada, estão a anemia, úlcera, gastrite, problemas de digestão, além do indesejado efeito sanfona.

“Principalmente no inverno, é importante ficar atento às escolhas dos alimentos. Além das calorias, devemos nos preocupar com o consumo de minerais e vitaminas, eles estimulam o sistema imunológico e previnem a gripe. O chá é um aliado no frio. Troque o chocolate quente pelo chá. A bebida, além de saborosa, pode trazer muitos benefícios para a saúde. Não esqueça de beber muita água, em média 2 litros por dia. Apesar da transpiração diminuir no inverno, precisamos hidratar o corpo da mesma forma”, conclui Viviane Versiani.

Receita exclusiva
A chef Silmara Justi criou especialmente ao G1 uma sopa nutritiva e com baixa caloria. De cenoura, com gengibre, que é termogênico e ajuda no emagrecimento, o caldo é cheio de surpresas e muito bem vindo neste frio.

Ingredientes
1 e 1/2 litros de água filtrada
1 kg de aparas e carcaça de frango
600 gramas de cenoura picada em rodelas
200 gramas de batatas graúdas sem casca ou salsão (usados para engrossar o caldo)
1/2 cebola
1 pitada de orégano
1 dente de alho
1 tomate
2 galhos de salsa
1 folha de louro
1 colher de sobremesa de sal
1 pitada de pimenta do reino
2 colheres de sopa de farinha de trigo para engrossar o caldo

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela de pressão ( menos a farinha de trigo) , deixe cozinhar por 30 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar, retire toda a carcaça e aparas de frango, bata o restante dos ingredientes no liquidificador junto com a farinha de trigo, acrescente 1 colher de sopa de gengibre fatiado, 1 colher de sopa de azeite extra virgem e 1/2 lata de creme de leite light.

Coloque o caldo do liquidificador novamente em uma panela, leve ao fogo e deixe ferver até engrossar. Na hora de servir, coloque a sopa bem quente no prato, regue com suco de laranja bem gelado e cenoura fresca ralada.
Alguns locais de Rio Preto que servem sopas:

Brazilian: Avenida Fernando Costa, nº 1549, Jardim Primavera
Lucy: Avenida Alberto Andaló, 4040, Redendora
Frans: R. Antônio de Godoy, 3822, Vila Redentora
Zappaz: R Martinho Gonçalves, 2466, Vl N S da Paz
Posto Tropical: Av José Munia, 4885, Jd Redentor
Supermercado Maranhão/Redentora: Rua General Glicério, 4258, Redentora
Cachaçaria: Av. Arthur Nonato, 4583 - Vila Nova Redentora
Supermercado Pão de Açúcar: R Gal Glicério, 3733, Centro
Vila do Espeto: Av. Fortunato Ernesto Vetorasso, 940, Vila Sinibaldi
Açaí da Praia: Rua Siqueira Campos, 2287, Boa Vista



Imprimir