Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

ES registra quase 73 mil casos de dengue em 2013, diz secretaria

G1

 O funcionário público Evandro Figueiredo sempre se considerou um homem saudável, mas se lembra bem que já precisou ficar de cama por causa da dengue. Assim como ele, quase 73 mil pessoas já tiveram a doença no Espírito Santo apenas neste ano, conforme aponta o relatório feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com informações confirmadas até o dia 20 de julho. Na Grande Vitória, a capital foi quem teve o maior número de notificações: 18 mil.

Entre o número total de casos, 1.676 são suspeitas da forma grave - dengue com complicação e hemorrágica - e 19 são óbitos confirmados. Evandro mora em Jardim Camburi, Vitória, bairro onde há maior incidência da doença. “Nunca imaginei que um mosquitinho tão pequeno pudesse causar um estrago tão grande”, disse.

Após acionarem a prefeitura, agentes de saúde descobriram que o foco estava no ralo da varanda do apartamento. “Nunca tivemos uma preocupação, pois não temos plantas, garrafas, pneus dentro de casa, objetos que sabemos serem possíveis focos da doença. Nós nunca poderíamos imaginar que, na verdade, o foco estivesse na varanda do nosso apartamento. A água da chuva que caiu na varanda se acumulou no ralo e aconteceu isso”, explicou Evandro.

A esposa do funcionário público contou que agora a família está mais vigilante, principalmente por conta das crianças. “Morro de medo das minhas filhas pegarem dengue. Tenho uma de seis meses e outra de quatro anos, então quando entra algum mosquito em casa eu já fico de olha, mato, fico imaginando que possa ser o da dengue”, disse Nicole Boldrini.

Imprimir