Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Vazamento de óleo atinge praias turísticas no leste da Tailândia

EFE

 Várias das praias turísticas do leste da Tailândia amanheceram cobertas por uma espessa camada de óleo após o vazamento de cerca de 50 toneladas de material contaminante ocorrido neste fim de semana, informaram as autoridades do país.
Cerca de 300 trabalhadores e voluntários foram deslocados nas praias da ilha de Samed, província de Rayong, para retirar os restos de petróleo da areia branca e das margens.

Pelo menos uma mancha de 300 metros de extensão alcançou a baía de Prao, nesta ilha, disse Supeepat Chongpanish, governador provincial de Rayong.
Dez embarcações da Marinha tailandesa estão a cerca de 20 quilômetros do litoral de Rayong, em tarefas de limpeza e recolhimento de 50.000 litros de petróleo que vazaram neste sábado procedentes de um oleoduto marinho da companhia estatal PTT.
A associação local Alerta Ecológica e Recuperação da Tailândia expressou sua preocupação pelo incidente ao indicar que o derramamento poderia ter 'um grave impacto no meio ambiente marinho' da região, em declarações ao jornal 'Bangcoc Post'.
A mancha, de cerca de 800 metros de extensão e 2,5 quilômetros de comprimento, já foi 70% limpada, segundo o diretor do Departamento Marítimo, Sorasak Saensombat.
A companhia petrolífera informou que seus trabalhadores se apressaram para fechar as válvulas do oleoduto a fim de deter o vazamento que começou em um ponto de um encanamento a cerca de 20 quilômetros ao sudeste da terra firme.

Imprimir