Imprimir

Notícias / Esportes

Cuiabano Felipe Lima conquista medalha de bronze nos 100m peito em Barcelona

Terra

No domingo, Felipe Lima, 28 anos, já havia surpreendido ele mesmo. Pela primeira vez na carreira, o brasileiro nadou os 100m peito abaixo da barreira do 1 minuto. Com apenas o quinto melhor tempo (59s84), Felipe conquistou a vaga na final e avançou para a disputa de medalhas. Parecia o suficiente, afinal de contas, Felipe simplesmente viveu o melhor dia de sua vida. Mas ele queria mais. Queria o pódio. E conseguiu. Com o tempo de 59s65, o brasileiro surpreendeu e beliscou a medalha de bronze em uma final muito disputada e vencida pelo australiano Christian Sprenger, com a marca de 58s79. A prata ficou com o sul-africano Cameron Van Der Burgh, com 58s97. A medalha de Felipe foi a primeira do Brasil nas piscinas espanholas.

Cuiabano Felipe Lima e Felipe França passam às semifinais nas Olimpíadas

- Eu tinha essa missão de chegar aqui e nadar para os meus melhores tempos. Consegui passar (50m) muito forte na final e segurar essa volta ao lado do Cameron, que é o atual campeão olímpico. Sprenger também veio bem forte para essa competição. Mas fui atrás desse resultado e a consequência foi essa medalha de bronze - disse Felipe Lima.

Com todos os finalistas nadando na casa dos 59s, a decisão prometia ser bastante equilibrada. E assim foi. Mas Felipe, que saiu atrás, com um tempo de reação abaixo dos dois primeiros colocados, se recuperou logo no primeiro trecho da piscina e virou a metade da prova na segunda colocação, atrás apenas de Cameron.

O brasileiro perdeu força e foi ultrapassado por Sprenger na reta final. O australiano forçou e, inclusive, passou o sul-africano nos metros finais para ficar com o título mundial. Felipe manteve o foco, nadou forte e conseguiu segurar o terceiro lugar, deixando o esloveno Damir Dugonjic fora do pódio.

- Nunca tinha nadado abaixo de 1 minuto, e nadei com um campeão olímpico ao meu lado. É uma grande satisfação estar entre esses nadadores. Estou realizado - finalizou Felipe Lima, que há quatro anos treina nos Estados Unidos. Ele ainda nada as eliminatórias dos 50m peito nesta terça-feira.

Logo depois foi a vez de Cesar Cielo e Nicholas Santos entrarem na piscina na final dos 50m borboleta. Os dois chegaram à decisão com as duas melhores marcas das semifinais e eram os favoritos para o ouro. No duelo verde e amarelo, melhor para Cielo. O paulista marcou 23s01 e levou o bicampeonato da prova, deixando o americano Eugene Godsoe em segundo (23s05), e o francês Frederick Bousquet em terceiro (23s11. Nicholas Santos acabou ficando fora do pódio, em quarto (23s21).

Resultados:
100m peito masculino
1º - Christian Sprenger (AUS) - 58s79
2º - Cameron Van Der Burgh (AFR) - 58s97
3º - Felipe Lima (BRA) - 59s65

50m borboleta masculino
1º Cesar Cielo (BRA) - 23s01
2º Eugene Godsoe (EUA) - 23s05
3º Frederick Bousquet (FRA) - 23s11
4º Nicholas Santos (BRA) - 23s21
Imprimir