Imprimir

Notícias / Cidades

Índice de desenvolvimento da capital supera média nacional; Lucas é destaque em educação

De Brasília - Vinícius Tavares

Cuiabá desponta com IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios) acima da média nacional nos quatro itens pesquisados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e divulgados nesta segunda-feira (29.7) através do Atlas do Desenvolvimento Humano.

Segundo o levantamento, enquanto o IDHM médio do país alcança 0,727, a capital tem índice de 0,785, distante, portanto, apenas 0,015 pontos do considerado alto IDHM.

Cuiabá e Campinápolis têm o melhor e o pior IDHM de Mato Grosso, segundo o Pnud

No quesito renda, o índice cuiabano fica em 0,800 contra 0,739 da média nacional. A longevidade também é mais alta na capital do que do conjunto da Nação: 0,835 contra 0,816. No item que mede o IDHM da educação, Cuiabá tem o melhor desempenho, com 0,726 pontos contra 0,637 do país.

Cuiabá ocupa 92ª colocação no IDH municipal, revela Atlas do Desenvolvimento do Pnud

Campinápolis, que tem o mais baixo índice entre os 141 municípios mato-grossenses, tem o pior desempenho no IDHM educação, com 0,324 pontos. Já Lucas do Rio Verde, dono do melhor IDHM do interior do Estado, tem também o melhor índice no srtor de ensino, depois apenas de Cuiabá, ficando com 0,710 pontos.
Imprimir