Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Anvisa aprova criação de centro de emergências em vigilância sanitária

Bem Estar

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (30) a criação de um centro para gerenciar informações de emergências na área, chamado de eVisa.

O centro vai ter como funções detectar, monitorar e disseminar informações sobre situações de emergência em vigilância sanitária, aponta a Anvisa. O órgão, que vai funcionar 24 horas por dia, vai integrar ações de áreas técnicas da agência para responder a casos emergenciais que identificar.

As informações agregadas vão ser usadas pela Anvisa para tomar decisões em situações que exijam respostas rápidas, diz a agência. O novo centro deve "trabalhar em sinergia e em cooperação com o Centro de Monitoramento em Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (Cievs)", afirma Dirceu Barbano, presidente da Anvisa, em nota oficial.
Barbano citou, na nota, um exemplo de situação que deveria ser alvo de acompanhamento do eVisa - o caso de fraude em próteses mamárias da marca PIP, ocorrido há cerca de dois anos.

No ano passado, uma portaria da Anvisa determinou novas regras para o controle de qualidade das próteses. Elas passaram a ser submetidas a testes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e têm que receber selo de aprovação antes de entrar no mercado brasileiro.
Imprimir