Imprimir

Notícias / Política MT

Após vetos do transporte, vereador aponta desconforto entre Mauro e base aliada na Câmara

Da Redação - Priscilla Silva

Os vetos do prefeito Mauro Mendes (PSB) a grande parte do "pacote do transporte público" aprovado pela Câmara Municipal de Cuiabá receberam duras críticas do vereador Allan Kardec (PT), nesta sexta-feira (02). O vereador já aponta para uma possível derrubada dos vetos e uma provável 'crise' entre a base aliada do Executivo na Câmara.

Mauro Mendes veta 4 dos 5 Projetos de Lei que mudavam “regras” do transporte público em Cuiabá
Volta de cobrador e dinheiro aos ônibus só atende a interesses políticos, dizem motoristas

“Isso mostra que como gestor, ele [Mauro Mendes] não dialogou nem com sua base de apoio. Dos projetos aprovados por nós, três eram de autoria da bancada de apoio ao Executivo. Agora, o prefeito ficará mal politicamente até com os parlamentares que apoiam ele aqui na Câmara”, acredita Allan ao citar que existem vereadores do grupo do prefeito que estão “muito bravos com ele”.

No final da tarde de quinta-feira (01), Mauro Mendes emitiu nota a imprensa com a justificativa dos quatros vetos. Os vetos totais foram para a volta da circulação em dinheiro em espécie dentro dos ônibus, a ampliação do benefício do passe livre estudantil para pós-graduandos e o livre uso da passagem gratuita em qualquer horário pelos estudantes.

Um dos cinco projetos foi parcialmente aprovado, que proíbe os motoristas de exercer a função de cobrar os passageiros e previa o retorno obrigatório dos cobradores ao transporte público. O retorno dos profissionais foi vetado. Apenas um dos projetos recebeu sanção do Executivo, o que prevê o aumento do tempo para integração entre ônibus coletivos para duas horas e trinta minutos.

Allan Kardec lamentou a decisão do prefeito e declarou que já estuda junto a sua assessoria jurídica os argumentos utilizados por Mauro para vetar os projetos. “O prefeito decidiu a favor dos empresários de ônibus e preferiu não atender aos anseios da população que cobra por melhorias no transporte público de Cuiabá. Agora ficou bem claro de que lado o prefeito está, e, do lado da população é que não é”, critica o vereador.

Allan afirmou que irá se reunir ainda nesta sexta-feira (02) com outros parlamentares para discutirem sobre a posição que a Câmara deverá adotar após estudar a situação.“Mas de qualquer forma, os vetos serão levados para votação em plenário e queremos derrubá-los para promulgarmos essas leis pela Câmara Municipal de Cuiabá”, pontua.
Imprimir