Imprimir

Notícias / Mundo

Obama leva celebrações havaianas à Casa Branca

EFE

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, importou nesta sexta-feira as celebrações havaianas para a Casa Branca ao transformar o tradicional piquenique com congressistas em uma homenagem aos festejos de sua terra natal.

Ao longo de todo o dia foram montados tochas típicas havaianas, vasos com palmeiras e tendas no jardim sul da Casa Branca, onde à noite foi realizado um luau. Segundo o chef havaiano Alan Wong, responsável pelo menu da festa, "no Havaí se celebra um luau nas grandes ocasiões, como no primeiro aniversário de um filho ou em um casamento".

Wong completa que um luau é um sinal de grande respeito para com os convidados.

Os pratos tradicionais de um luau incluem poi, uma pasta fermentada à base de um vegetal chamado taro, e porco assado. A maneira clássica de servi-los é em um buraco escavado na terra, mas nesta ocasião a Casa Branca optou por prepará-los muito lentamente em fornos.

A festa começou quando Obama saiu do Salão Oval e foi aos jardins segurando as mãos da filha Sasha, 8. Atrás vinham sua esposa, Michelle, e sua filha mais velha, Malia, 10. "Aloha!, cumprimentou o líder. "Gostaria de oferecer a vocês uma viagem ao Havaí, mas já que as restrições orçamentárias nos impedem, decidimos trazer o Havaí até aqui."

A Casa Branca ofereceu também a seus convidados atuações típicas havaianas, incluindo a apresentação do grupo Tihati, que mescla danças polinésias e a tradicional hula do arquipélago.
Imprimir