Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Pesquisa identifica genes ligados a agressivo câncer de cérebro

Terra

  Um estudo divulgado nesta segunda-feira na revista especializada Nature Genetics identificou 18 genes ligados ao glioblastoma multiforme, a forma mais comum - e agressiva - de câncer de cérebro em adultos.

Segundo os cientistas, se os médicos conseguirem "atacar" esses genes específicos, impedindo seu funcionamento, o câncer entraria em colapso. Os pesquisadores acreditam que encontraram a maior parte dos genes ligados a esse tipo de tumor e, "portanto, uma lista dos alvos mais importantes para o desenvolvimento de drogas contra gliobastoma e a base para um tratamento personalizado do câncer cerebral", diz Antonio Iavarone, professora da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos.

Conforme Anna Lasorella, também professora universidade, o estudo indica que "cerca de 15% dos glioblastomas são 'pilotados' por genes que podem ser atacados com drogas aprovadas pelo FDA (Administração de Comida e Drogas, na sigla em inglês)". "Não há razão para que os pacientes não recebem estes remédios agora em testes clínicos."
Imprimir