Imprimir

Notícias / Política MT

Nilson Leitão comemora vitória da oposição no Jornal da Globo

Da Redação - Jardel P. Arruda

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) afirmou que a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Orçamento Impositivo, a contragosto da presidente Dilma Rousseff (PT), fará acabar o chamado "balcão de negócios das emendas parlamentares". A declaração foi feita durante o quadro "Pinga-Fogo", do Jornal da Globo, na noite de terça-feira (6).

Leita Também:
"Sem orçamento impositivo passamos por mentirosos”, afirma Valtenir ao criticar submissão ao Executivo
Riva reafirma importância de orçamento impositivo

"O orçamento impositivo vai para de medir o deputado pelo que ele libera de emendas. Acabou o balcão de negócios, as negociatas, deputados votando em troca de emendas", disse Leitão logo no inicio do quadro em que foi posto para debater rapidamente com o parlamentar federal Alessamdro Molon (PT/RS), respectivamente representando oposição e situação.

Enquanto Leitão fez questão de enobrecer a vitória oposicionista como um ganho para a democracia e governabilidade do país, Molon focou o discurso em minimizar a derrota governista. A PEC foi aprovada na terça de maneira simbólica, na comissão especial da Câmara dos Deputados, e nesta quarta-feira (7) deverá ser aprovada em plenário para depois ser enviada ao Senado, ainda em 2013.

A PEC do Orçamento Impositivo obrigado o Governo Federal a pagar as emendas individuais parlamentares, no valor equivalente a 1% da receita líquida da União. Atualmente esse valor seria de aproximadamente R$ 6,8 milhões. Contudo, o Governo ainda teria dois anos de transição, nos quais poderia usar os restos a pagar para atingir a cota. No primeiro ano 60% do total poderá se de restos a pagar, enquanto no segundo 30%.
Imprimir