Imprimir

Notícias / Brasil

Polícia Federal faz operação contra câmbio ilegal em Minas Gerais

Terra

  A Polícia Federal de Minas Gerais deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Dissolução, que tem como objetivo desarticular uma quadrilha que atuava no mercado ilegal de câmbio de moeda estrangeira, além de remessa ilegal de valores para o exterior, conhecido como “dólar-cabo”. A operação, fruto da conclusão de treze inquéritos instaurados pela PF, consiste no cumprimento de 61 mandados judiciais: 20 de prisão temporária, 16 de condução coercitiva e 28 de busca e apreensão em Belo Horizonte e em Divinópolis (MG). Segundo a PF, até o início da tarde, foram apreendidos carros de luxo, obras de arte e dinheiro em espécie.

As investigações concluíram que empresários, especialmente do ramo têxtil em Belo Horizonte, procuravam “doleiros” para realizar o pagamento de fornecedores no exterior às margens do sistema legal. Essas pessoas evitavam declarar essas operações ao Banco Central e à Receita Federal, sonegando os tributos incidentes na importação. O pagamento era realizado para exportadores da China, Hong Kong, Tailândia, entre outros países.

A PF representou à Justiça Federal a possibilidade de compartilhamento das informações colhidas na investigação à Receita Federal para que sejam instaurados procedimentos administrativos fiscais contra essas empresas.

Os presos e indiciados responderão pelos crimes de formação de quadrilha e contra o Sistema Financeiro Nacional, tais como: operar instituição financeira sem a devida autorização e efetuar operação de câmbio não autorizada com o fim de promover evasão de divisas. Somadas, as penas podem chegar a 13 anos.
Imprimir