Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Jayme propõe política perene

Da Assessoria

Ao lamentar o aumento do número de casos de dengue no Mato Grosso, que fez chegar a 29.977 o número de pessoas afetadas no estado, o senador Jayme Campos cobrou do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a implementação de uma política permanente de combate à doença e a outras correlatas.

Jayme propôs a transformação do Plano Nacional de Contingência da Dengue em uma Secretaria Nacional de Combate à Dengue, habilitada a desenvolver ações preventivas de caráter educativo durante o ano inteiro, e não apenas a agir nos períodos de surtos.

O senador considerou inadmissível a proliferação da doença, cujo combate é feito com medidas simples, tais como a limpeza de quintais e terrenos, a higienização de canteiros e vasos domésticos e a conservação de caixas d'água e cisternas.

- Campanhas publicitárias devem ser divulgadas ao longo do ano, informando e esclarecendo a população dos riscos de doenças como a dengue. Neste aspecto, a informação é o grande remédio contra a epidemia. Antes de se combater a enfermidade, devemos agir contra a ignorância - disse.

Comparando o surto de dengue em Mato Grosso com a evolução da gripe suína no país, Jayme Campos disse, baseando-se em dados do Ministério da Saúde, que somente em seu estado a dengue teve um avanço cem vezes maior do que a pandemia que assola todo o globo.

- Se por um lado nos vangloriamos da nossa condição produtiva, por outro, temos a lamentar o descuido das autoridades sanitárias com a prevenção deste tipo de moléstia. Temos a cabeça no primeiro mundo, mas ainda estamos com os pés atolados na lama e nas doenças do terceiro mundo - lamentou.
Imprimir