Imprimir

Notícias / Brasil

Em motos, pai curte estradas e aventuras com filhos no Amazonas

G1

Paixão. Não é incomum encontrar pessoas que têm várias. E quase todas elas vêm praticamente como uma herança dos pais. Um time de futebol, uma escola de samba, o gosto por algum hábito que os pais trazem consigo como um verdadeiro ritual. Na família de Ubiracy Araújo, funcionário público de 56 anos, os filhos de 22 e 28 anos foram "contaminados" pela fissura do pai por motos.

"Bira", como é conhecido por amigos e familiares, é natural da cidade de Limoeiro do Norte, município distante 198 km de Fortaleza, no estado do Ceará, e chegou ao Amazonas no ano de 1964, com apenas 7 anos de idade, trazido pelos pais em um navio cargueiro. "Foi uma viagem e tanto, mas que eu não a faria de novo. Quem sabe de moto", brinca.

Ele conta que a paixão por motos começou aos 13 anos e que foi passando automaticamente para os filhos. Atualmente os três andam juntos. "A gente divide essa paixão. Vamos para Novo Airão, Itacoatiara, Manacapuru e até pra Roraima juntos, de moto", conta.

Recentemente, Bira sofreu um grave acidente, que fez inclusive com que os filhos pedissem para ele parar de andar de moto. Ele, por outro lado, só está esperando a recuperação para poder voltar a acelerar. "Tive um acidente na Estrada de Manacapuru em maio, onde quebrei costelas, omoplata e o osso da bacia. Eles (os filhos) ficam preocupados, mas na idade que eu tô não dá mais pra parar.", diz sempre com bom humor.

Ricardo Araújo, de 28 anos, confessa que fica dividido ao ver o pai acelerando estrada afora. "Por um lado a gente fica com o coração na mão, porque ele já caiu 4 vezes e a gente fica com medo de que acontece coisa pior. Por outro lado a gente sabe que é essa paixão que nos move e sabe como ele se sente em cima da moto", disse ao G1.

Imprimir