Imprimir

Notícias / Brasil

Dilma definirá compra de caças 'em curto prazo', diz comandante da FAB

Terra

  O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Juniti Saito, afirmou nesta terça-feira, durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, que a presidente da República, Dilma Rousseff, já declarou que definirá a conclusão do Projeto FX-2 "em curto prazo". O programa, iniciado em 2001, prevê a aquisição de 36 aeronaves de caça estrangeiras, com transferência de tecnologia para o Brasil. As informações são da Agência Senado.

O presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), explicou que o chamado Projeto FX-2 da FAB começou em 2001, tendo esse primeiro processo se encerrado em 2005 - por conta da conjuntura econômica nacional - sem a compra definitiva de caças. Ferraço contou que foi adotada uma posição paliativa, com a compra de caças usados. Ele lembrou que os aviões de caça Mirage 2000 serão aposentados no último dia de 2013 e manifestou preocupação com o que chamou de "fragilidade do espaço aéreo" brasileiro. "Essa situação coloca o país em um iminente apagão aéreo", afirmou o senador, acrescentando que o Congresso Nacional confia na Aeronáutica.

Para Ferraço, a aquisição de aeronaves é importante para a posição estratégica do Brasil, que é uma liderança na América Latina, tem projeção mundial e almeja mais protagonismo na Organização das Nações Unidas (ONU). A nova fase do Projeto FX-2, explicou o senador, começou em 2008 e consiste na aquisição de 36 aeronaves de caça "de múltiplo emprego", incluindo itens como os simuladores de voo correspondentes, a logística inicial e a transferência de tecnologia "necessária para a capacitação do parque industrial aeroespacial brasileiro no desenvolvimento de um caça de quinta geração".
Imprimir