Imprimir

Notícias / Brasil

vc repórter: cidade mineira proíbe carros de som e cavaletes em campanha

Terra

  A Câmara Municipal de Lavras, no interior de Minas Gerais, aprovou na última segunda-feira um projeto de lei que veta a utilização de carros de som e cavaletes e a pintura de muros durante período de propaganda eleitoral. Dos 16 vereadores votantes – o presidente da casa só tem o voto em caso de empate – 13 se posicionaram a favor do projeto, que será aplicado já nas próximas eleições municipais.

Outras formas que os candidatos usam para se promover, como panfletos, santinhos, carros adesivados e propagandas em rádios, jornais e televisão permanecem legais.

O autor do projeto, que tramita na casa desde abril deste ano, José Marcio Faria (PT), afirma que os objetivos principais da medida são diminuir a poluição, tanto visual quanto sonora, e reduzir a disparidade financeira nas campanhas. “Assim, todos podem competir em pé de igualdade, deixando a população escolher sem tanta influência”, diz.

Faria garante ter feito sua empreitada ao cargo de vereador em 2012 inteiramente pelo Facebook. “A campanha toda custou R$ 700, e eu sempre procurei ser pouco invasivo, sem postar no mural alheio”. A rede social também é instrumento do vereador para discutir sobre os últimos acontecimentos da Câmara, como os nomes dos vereadores que se opõem a medidas que ele julga importantes para a cidade.
Imprimir