Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Cientistas simulam 'viagens' de larvas de corais pelos oceanos

G1

 Cientistas da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, e da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, mapearam as rotas nos oceanos em que as larvas de corais se espalham pelo planeta utilizando simulações de computador.

A simulação deve ajudar a prever como ficará a distribuição dos recifes de corais pelo planeta, como forma de analisar possíveis impactos das mudanças climáticas em corais, no futuro.
"A dispersão é um processo importante para os corais. Como eles ficam presos ao fundo do mar quando adultos, a única forma de escapar de condições adversas ou recuperar recifes prejudicados é liberar as larvas pelos oceanos", afirma a pesquisadora Sally Wood, uma das autoras do estudo, em uma nota publicada pela Universidade de Miami.

Fazer o monitoramento das rotas individualmente é uma tarefa impossível, dizem os cientistas. Por isso, eles usaram simulações de computador para identififcar quais os "caminhos" seguidos pelas larvas.

O modelo de análise computacional das rotas já havia sido testado antes com corais no Caribe.
"Simulando um número gigantesco de liberação de larvas de várias regiões de recifes de corais conhecidas no mundo se mostrou fundamental para calcular a distância e locais de 'dispersão' dos corais, eventos que promovem a criação de novas colônias de corais", disse a pesquisadora Claire Paris.
A pesquisa também pode auxiliar na conservação dos recifes, consideram os cientistas.
Imprimir