Imprimir

Notícias / Brasil

Caminhão com freio preso por arame causou morte de grávida no ES

G1

  O laudo pericial que aponta as causas do acidente que matou uma mulher grávida e uma criança de 11 meses no bairro Joana D'arc, em Vitória, foi divulgado pela polícia nesta quinta-feira (21). O documento aponta problemas técnicos no caminhão que atropelou as vítimas, que estava com a peça de sustentação do freio soldada e amarrada com um arame. Ainda segundo a polícia, o tacógrafo do veículo não estava funcionando. O delegado de trânsito, Fabiano Contarato, informou que a falha será atribuída ao motorista do caminhão e à pessoa responsável pela manutenção do veículo.

No dia 17 de julho, o caminhão invadiu a calçada e atropelou duas mulheres e um bebê de 11 meses na rodovia Serafim Derenzi, em Joana D'arc, Vitória. Uma das mulheres, que estava grávida de oito meses, e a criança morreram na hora.
Segundo testemunhas, o caminhão estava sem freio e já havia passado por cima da calçada antes do acidente.

De acordo com o titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, delegado Fabiano Contarato, uma peça do freio do veículo apresentava problemas. “A caixa de suporte do eixo do freio foi partida e foi soldada quando não poderia ser. É uma peça de ferro fundido que, quando há uma trinca, tem que ser substituída, jamais soldada. Não tiveram sequer a cautela de limpar ou usar um material mais resistente, fizeram uma solda superficial”, disse.

Contarato ainda criticou o Departamento de Trânsito (Detran-ES), por ter emitido o licenciamento do veículo. “É também uma falha do próprio poder público quando não exige um laudo de vistoria nesses veículos de grande porte, nesses veículos com mais de 10 anos de uso. O Detran emite normalmente o certificado e o registro de licenciamento desse veículo todo ano sem sequer exigir um laudo de vistoria de segurança. É lamentável porque essa tragédia é uma tragédia que poderia ter sido evitada”, ressaltou.

O Detran-ES foi procurado pelo G1, mas até às 15h41 ainda não se pronunciou.
Imprimir