Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Professor de Rio Preto explica a razão de choques no tempo seco

G1

 Nos últimos dias, a umidade do ar no noroeste paulista tem ficado bem abaixo do nível recomendado pela OMS, Organização Mundial de Saúde, que é de 70%. Para se ter uma ideia, neste sábado (24), por exemplo, São José do Rio Preto (SP) chegou a 24%, índice considerado de atenção.

Além de provocar problemas respiratórios e trazer cuidados especiais, como beber bastante água, o tempo seco traz os famosos choques estáticos, que é quando dá um choque quando você encosta em uma pessoa ou então em um objeto.

Este choque tem sim a ver com a eletricidade. O professor de física Alexandre Suman de Araújo explica o porquê de vez em quando as pessoas levam choque e quando o tempo está seco, há muitos dias sem chover, o efeito é ainda mais forte. “Todo material tem átomos e os átomos têm partículas positivas e negativas. Quando tem atrito entre dois corpos, tem a retirada de carga de um corpo para o outro”, afirma.

O choque ao tocar em pessoas ou objetos é chamado de eletricidade de atrito. E o clima seco aumenta as chances desse fenômeno acontecer. Segundo o professor, a umidade do ar ajuda a retirar essas cargas em excesso das pessoas. Quando essa umidade falta, as cargas acumulam. “No tempo seco, a ausência de gotículas de água no ar faz as cargas se acumularem mais. Então quando tocamos em algum corpo que não está eletrificado, a gente sente o choque”, diz o professor.

Por isso, quando nos encostamos em uma pessoa, abrimos a porta de um carro ou da sala, por exemplo, levamos um choque. Suman disse que todos nós temos uma carga elétrica. Essa energia precisa ser descarregada de alguma forma para equilibrar a eletricidade do corpo.

Os carros estão entre os principais condutores de energia estática. É muito comum levar um choque ao encostar no carro. As mulheres conhecem bem outro efeito de energia estática: o cabelo arrepiado. O acúmulo de carga vai para a ponta dos cabelos. Como as cargas têm o mesmo sinal, elas se repelem e o cabelo fica arrepiado. Andar descalço, de preferência, na terra, descarrega a energia estática.
Imprimir