Imprimir

Notícias / Política BR

Itamaraty abrirá inquérito sobre ingresso de senador boliviano no país

G1

  O Ministério das Relações Exteriores informou por meio de nota divulgada neste domingo (25) que abrirá inquérito para apurar as circunstâncias da tranferência para o Brasil do senador senador boliviano Roger Pinto, asilado havia mais de um ano na embaixada brasileira em La Paz.

Pinto desembarcou à 1h10 deste domingo no aeroporto de Brasília, acompanhado do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Ele deixou a embaixada em um carro oficial brasileiro e foi até Corumbá (MS), de onde seguiu de avião para Brasília. Durante o tempo em que permaneceu na embaixada, Pinto não saiu porque não tinha salvo-conduto, ou seja, autorização para circular por território boliviano.

Pinto, que faz oposição ao governo do presidente Evo Morales, foi condenado a um ano de prisão na Bolívia, por suposto envolvimento em corrupção.

O Itamaraty informou que tomará "as medidas administrativas e disciplinares cabíveis".

Veja a íntegra da nota:

"O Ministério das Relações Exteriores foi informado, no dia 24 de agosto, do ingresso em território brasileiro, na mesma data, do Senador boliviano Roger Pinto Molina, asilado há mais de um ano na Embaixada em La Paz.

O Ministério está reunindo elementos acerca das circunstâncias em que se verificou a saída do Senador boliviano da Embaixada brasileira e de sua entrada em território nacional. O Encarregado de Negócios do Brasil em La Paz, Ministro Eduardo Saboia, está sendo chamado a Brasília para esclarecimentos.

O Ministério das Relações Exteriores abrirá inquérito e tomará as medidas administrativas e disciplinares cabíveis."
Imprimir