Imprimir

Notícias / Brasil

Em dia de extremos, Brasil registra 1,5°C e 40°C na mesma hora

Terra

  A presença de uma massa de ar polar no centro-sul do Brasil acentuou nesta segunda-feira o contraste térmico do País, cujas proporções continentais permitem a ocorrência de fenômenos climáticos diversos no mesmo dia. Por volta das 14h, enquanto os termômetros marcavam 40°C no aeroporto de Conceição do Araguaia (PA), a 760 quilômetros de Belém, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Morro da Igreja, em Urubici, na serra catarinense, registrava apenas 1,5°C, segundo informou a Climatempo.

Na sexta-feira, o município gaúcho de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, registrou a ocorrência de neve fraca por cerca de dois minutos, por volta das 13h25. A mínima na cidade chegou a 2,8°C.

De acordo com a Climatempo, há grande possibilidade de novas ocorrências de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre hoje e amanhã. Em seis horários consecutivos de simulação com o modelo norte-americano GFS, houve a confirmação do evento.

Nos próximos dias, o ar polar vai atuar mais forte sobre o Sul, sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste. Mas no Pará, no Tocantins e no Maranhão, o forte calor continua sem trégua.
Imprimir