Imprimir

Notícias / Educação

Prefeitura de Cuiabá encaminha nova proposta de aumento para professores grevistas

Da Redação - Jardel P. Arruda

O secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, fez uma nova proposta de aumento salarial para os professores da rede pública municipal de ensino, na qual oferece um reajuste de 2%, a fim de totalizar um ganho real de 14,77% no salario dos docentes, somando todos os aumentos concedidos em 2013.

Leia também:
Justiça determina fim da greve dos professores da rede cuiabana de educação sob pena de multa
Prefeitura anuncia concurso e faz apelo para que professores não entrem em greve

A nova proposta foi protocolizada na manhã desta quarta-feira (28), no Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Cuiabá (Sintep), segundo informou assessoria de imprensa. A Prefeitura de Cuiabá argumenta que já repassou 12,77% de reajuste em 2013.

O primeiro reajuste teria sido através da pela Leia Complementar 303/2013, quando foi aumentado 2,9% sobre o subsidio de fevereiro, mais a mesma quantia sobre o de março, totalizando 5,8%. Esses valores ainda se somariam a mais 6,97%, concedidos pelo decreto 5.348/2013, para reposição das perdas salariais.

O novo reajuste foi apresentado ao Sintep pelo prefeito Mauro Mendes e pelo secretário Gilberto Figueiredo durante reunião realizada na noite de terça-feira (27). Agora o poder público municipal aguarda uma posição do sindicato, que devem deliberar se aceitam ou não os novos termos em assembleia geral.

Os professores estão em greve desde segunda-feira (19). Eles exigem um aumento salarial de 10% para garantir o reajuste de data base além da reposição da inflação. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), a decisão foi tomada por ampla maioria em assembleia geral após a prefeitura propor repor apenas a inflação.

Vale lembrar que a Justiça determinou o retorno das atividades dos servidores grevistas da rede municipal de educação em um prazo de 72 horas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, na tarde de quinta-feira (22).
Imprimir