Imprimir

Notícias / Política BR

Após exumação, Jango terá novo funeral com honras de chefe de Estado

Terra

  A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, afirmou nesta segunda-feira que o ex-presidente João Goulart terá um novo funeral, com honras de chefe de Estado, após a conclusão do processo de exumação de seus restos mortais. Em encontro com o diretório regional do PDT em Porto Alegre, a ministra afirmou que o corpo de Jango, morto no exílio em 1976, não teve o devido tratamento pela ditadura militar, configurando-se em mais um "ato criminoso" do regime.

O corpo de Jango será exumado para tentar esclarecer a causa de sua morte devido a suspeitas de que ele teria sido assassinado, e não morrido em consequência de um ataque cardíaco, como foi divulgado à época. O ex-presidente morreu no dia 6 de dezembro de 1976, aos 57 anos, quando estava exilado em Mercedes, na Argentina.

Jango presidiu o Brasil de 7 de setembro de 1961 a 1º de abril de 1964, quando foi deposto em um golpe militar. As suspeitas são de que ele teria sido vítima de uma articulação da Operação Condor, montada pelas ditaduras militares do Brasil, Argentina e Uruguai para perseguir opositores.

De acordo com o PDT, a ministra não antecipou em que datas ocorrerão a exumação e o translado dos restos mortais de Jango. No dia 21 de agosto, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) garantiu que, após a exumação, a ossada de João Goulart retornará à cidade de São Borja, a 600 quilômetros de Porto Alegre (RS), onde o ex-presidente foi enterrado. Segundo Maria do Rosário, Jango será levado a Brasília e devolvido a São Borja "como presidente do Brasil".

São Borja é conhecida como a terra dos presidentes, pois foi onde nasceram os ex-presidentes da República Getúlio Vargas e João Goulart. Na cidade, além de Vargas e Goulart, também está sepultado Leonel Brizola, ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, líder da campanha da legalidade, que permitiu que Jango assumisse o poder em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros. Na cidade funciona o museu Casa João Goulart. A prefeitura chama-se Palácio Presidente João Goulart.
Imprimir