Imprimir

Notícias / Brasil

São Gabriel (RS) retoma aulas após decretar emergência devido à gripe suína

Folha Online

As escolas municipais da cidade de São Gabriel (RS) voltam a ter aulas normalmente a partir de terça-feira (30) após ficarem suspensas por uma semana devido a casos de gripe suína. A cidade foi a primeira a decretar situação de emergência por causa da doença.

Segundo a prefeitura, todas as 31 pessoas confirmadas com a doença no município tiveram contato direto com uma adolescente que contraiu o vírus durante viagem para a Argentina. Dessa forma, o contágio pela gripe ainda é considerado restrito.

Por conta disso, a município avisou nesta segunda-feira todos os professores, diretores, funcionários e alunos que as aulas devem acontecer normalmente amanhã. Os cultos religiosos estão autorizados desde sábado (27), mas os shows, bailes, boates e outros tipos de aglomeração em locais fechados continuam vetados.

A adolescente de 14 anos que mora em São Gabriel e contraiu a doença na Argentina permanece internada em estado grave no HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria). Ela está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e respira com a ajuda de equipamentos, mas houve uma redução gradual na necessidade do uso aparelhos, segundo o hospital. Não há previsão de alta.

Morte


A primeira morte de brasileiro em decorrência da gripe suína foi confirmada ontem. O caminhoneiro Vanderlei Vial, 29, morreu em Passo Fundo (RS). Ele esteve na Argentina a trabalho e retornou no dia 20 ao Brasil.

Segundo o vice-diretor médico do hospital São Vicente de Paulo, Júlio Cesar Stobbe, a morte foi causada por uma complicação de pneumonia viral, cuja taxa de mortalidade é elevada, mesmo quando é provocada pelo vírus da gripe comum.
Imprimir