Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Zoo dos EUA faz teste de DNA para confirmar que panda é pai de filhote

G1

 Cientistas do Zoológico Nacional Smithsonian, em Washington, nos EUA, realizaram testes de DNA com um panda macho para confirmar que ele é o pai de uma pequena fêmea nascida há cerca de duas semanas, afirma uma nota da instituição.

Os testes confirmaram que o panda Tian Tian, do mesmo zoológico, é o pai da cria nascida em agosto. Foram comparadas amostras de DNA do filhote, de Tian Tian, da mãe (a panda Mei Xiang) e do panda gigante Gao Gao, do Zoológico de San Diego, outro potencial pai do bebê.

O material genético foi obtido de amostras de sangue guardadas dos pandas adultos e de tecido muscular extraído da filhote recém-nascida.

A pequena fêmea ainda não recebeu nome, e tanto ela quanto sua mãe estão afastadas da visitação do público, diz a agência de notícias France Presse.

Sexo do filhote
O zoo também confirmou o sexo do filhote - até então não havia certeza de que se tratava de uma fêmea, segundo a nota do Zoológico Nacional Smithsonian. Cientistas utilizaram dois exames a partir de uma proteína, um deles elaborado na China e outro na instituição, para definir o gênero do bebê.

Mei Xiang foi inseminada artificialmente duas vezes, uma delas só com sêmen de Tian Tian e a segunda com uma mistura do sêmen de dois machos diferentes: de Tian Tian e de Gao Gao, do Zoo de San Diego.

As inseminações ocorreram após tentativas de reprodução natural em cativeiro que não foram bem-sucedidas.
O procedimento aconteceu em março deste ano, segundo a agência Reuters.

Inicialmente Mei Xiang estava grávida de gêmeos. Ela perdeu um dos filhotes, mas deu a luz à pequena fêmea cujo sexo foi confirmado nesta quinta. Seguindo a tradição chinesa, o zoo vai aguardar cem dias após o nascimento para batizar o bebê, afirma a France Presse.

Pandas fêmeas são capazes de conceber apenas por dois ou três dias na primavera, o que torna difícil a reprodução. O período de gestação é de cerca de cinco meses. A maioria dos pandas criados em cativeiro é concebido por meio de inseminação artificial, relata a Reuters.

Determinar se uma panda está prenha pode ser complicado. As fêmeas podem ter gravidez psicológica que provoca picos hormonais e mudanças de comportamento, tais como diminuição do apetite e da mobilidade, semelhantes aos sintomas de uma gravidez real.

A pequena fêmea é o terceiro filhote de Mei Xiang. O primeiro nasceu em 2005 e agora vive na China. O segundo filhote morreu seis dias após o nascimento, em 2012.
Imprimir